domingo, 25 de dezembro de 2011

PETRARCA


Francesco Petrarca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Francesco Petrarca
Nome completo Francesco Petrarca
Nascimento 20 de Julho de 1304
Arezzo
 Itália
Morte 19 de julho de 1374 (69 anos)
Nacionalidade italiana
Ocupação poeta
Magnum opus Canzoniere
Francesco Petrarca (Arezzo, 20 de julho de 1304Arquà, 19 de julho de 1374) foi um importante intelectual, poeta e humanista italiano, famoso, principalmente, devido ao seu Romanceiro. É considerado o inventor do soneto, tipo de poema composto de 14 versos. Foi baseado no trabalho de Petrarca (e também de Dante e Boccaccio) que Pietro Bembo, no século XVI, criou o modelo para o italiano moderno, mais tarde adotado pela Accademia della Crusca.


------------------- 

Petrarca conheceu a aristocrata Laura de Novaes e amou pelo resto da vida e a ela dedicou grande parte dos poemas do seu Canzoniere:
Vós que ouvistes em rimas esparsas o sonho,
Nos meus juvenis e suspirosos dias,
Com que eu nutria outrora o coração
Quando aquele que eu fui tinha alguma ilusão;
Se conheceis do amor a reflexão
Entre fugidias esperanças e o pranto em vão,
Piedade espero achar, mais que perdão,
Para as dores das minhas fantasias.


³ PETRARCA, Soneto 1. Disponível em: http://www.estacio.br/rededeletras/numero8/
parlaquetefabene/petrarca_sonetos.asp. Acessado em 31/08/2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário